sexta-feira, 3 de outubro de 2008

SÃO FRANCISCO DE ASSIS*.*



O CÂNTICO DAS CRIATURAS
S.Francisco de Assis.

(IRMÃO SOL, IRMÃ LUA)
Excelso, onipotente, bom Senhor
a ti todo o louvor;
Somente a ti pertençam
toda a honra, toda a glória, toda a bênção.
nenhum mortal, ainda que o orgulho dome,
nenhum é digno de dizer teu nome.
Louvado sejas, meu Senhor,
com todos estes seres que criaste
a começar pelo irmão sol, engaste
da luz que gera o dia, e do esplendor
da tua glória - imagem, meu Senhor !
Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã lua e irmãs estrelas,
que formaste no céu com tanto amor.
Tão claras e tão belas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento,
pelo ar, nuvem, orvalho... firmamento;
pelas quatro estações, com que asseguras
nutrição e saúde às criaturas.
Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã água, que se arrasta,
útil, humilde, preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor,
pelo irmão fogo, fonte de calor,
que aclara a noite, e afasta a morte,
belo, jucundo, varonil e forte.
Louvado sejas
por nossa irmã, a terra maternal,
cujas entranhas benfazejas
produzem o tesouro vegetal
de árvores, ervas, frutas de ouro e flores,
cheias de aroma e tintas de mil cores.
Louvado sejas, meu Senhor,
porque, por vosso amor,
há quem perdoa e sente
todos os males pacientemente.
Feliz o que na paz perseverar
porque no céu Deus o há de coroar.
Louvado sejas, meu Senhor,
a ti, todo o louvor,
porque nos deste a nossa irmã a morte,
a inevitável morte corporal;.
Infeliz o que morre na má sorte
do pecado mortal.
Ao que morre feliz em tua graça
nunca a outra morte há de causar desgraça.
louvai-o e bendizei, todos, o meu Senhor
Louvai-o e agradecei-lhe com amor
a infinita bondade,
e cheios de humildade,
louvai e bendizei o meu Senhor!

**************************************************************************************

Nenhum comentário: